É um duelo equilibrado, sem vencedor antecipado. Isso é certo. O Roménia x Ucrânia, disputado entre duas equipas sem grande história e tradição futebolística, que até preferem outros desportos ao futebol, é um dos jogos mais imprevisíveis desta fase da competição. Por isso mesmo, torna-se num dos mais excitantes e entusiasmantes para os apostadores, dado que oferece sempre cotas mais vantajosas.
Se atendermos às odds das principais casas de apostas em Portugal, este é claramente o caso. A vitória da Roménia tem tradução nestes sites através de um multiplicador que ronda os 3.80, um valor bastante baixo para uma equipa com maiores probabilidades de perder. O empate, por si só, vale cerca de 3.40, outro valor também considerado modesto para este tipo de resultado. Já a vitória do favorito, a Ucrânia, situa-se nos 1.90, um valor alto para uma equipa considerada favorita. Esta relação de equilíbrio entre as odds reflete perfeitamente essa noção de equilíbrio.
Roménia x Ucrânia: Situação Inicial
Longe de reunirem elencos com as melhores estrelas do futebol mundial, os plantéis de Roménia e Ucrânia valem sobretudo pelo aspeto coletivo e pela força de vontade de duas equipas ainda com bastantes pormenores a afinar do ponto de vista tático.
A Roménia tem como principais referências o defesa-central do Tottenham Radu Dragusin, o número 10 Nicolae Stanciu, o guarda-redes Horatiu Moldovan, do Atlético de Madrid, e o filho da lenda romena Gheorghe Hagi, Ianis Hagi. Longe de serem jogadores de topo. O restante plantel é composto por jogadores que atuam maioritariamente na própria Roménia e em clubes de média dimensão em Itália, sendo, por isso, desconhecidos da esmagadora maioria dos fãs de futebol.
Já a Ucrânia, não tendo propriamente um plantel de estrelas, tem, ainda assim, uma maior consistência nos 26 nomes que Serhiy Rebrov convocou para a Alemanha. Desde logo, os guarda-redes Lunin, titular do Real Madrid esta época face à lesão de Curtois, e Trubin, do Benfica. Depois, talentos como Oleksandr Zinchenko, Mykhaylo Mudryk, Andriy Yarmolenko ou a revelação Artem Dovbyk colocam-na num patamar acima da seleção dos Cárpatos.
Roménia Estatísticas & Forma
Para chegar até aqui, a Roménia dominou de forma surpreendente o seu grupo, que nem era propriamente fácil, com Suíça, Israel, Bielorrússia, Kosovo e Andorra. Terminando inesperadamente à frente da Suíça, tida como a favorita para vencer o grupo, os comandados de Edward Iordănescu, o selecionador nacional romeno, garantiram o primeiro lugar com 22 pontos, mais quatro que os suíços, segundos classificados e com quem empataram fora e ganharam em casa.
A fase de preparação para o torneio, que o técnico utilizou para motivar jogadores menos utilizados e experimentar novas soluções posicionais e táticas, mas não correu da melhor forma. A equipa registou três empates frente a Irlanda do Norte, Bulgária e um mais inexplicável frente ao Liechtenstein, além de uma derrota frente à Colômbia em Madrid. Ainda assim, não há como esquecer a prestação na qualificação e a confiança continua em alta entre os romenos.
Ucrânia Estatísticas & Forma
Inserida no Grupo C da qualificação para a prova, a Ucrânia fez uma notável campanha que culminou com um terceiro lugar em igualdade pontual com a segunda, a poderosa Itália, campeã europeia em título. Num grupo dominado pela Inglaterra, os ucranianos conseguiram dois resultados encorajadores: dois empates caseiros com ingleses e italianos. Ainda assim, só no playoff conseguiram o desejado apuramento para o Euro 2024, em virtude de terem sido um dos quatro melhores terceiros lugares, com 14 pontos.
Na preparação, um resultado absolutamente histórico: o empate na Alemanha contra os germânicos. Além desse jogo, registaram também uma derrota frente aos vizinhos polacos, por 3-1. Mas é fundamental falar aqui também na onda de entusiasmo e apoio do povo ucraniano aos jogadores e que certamente irá refletir-se em campo. Até porque esta é a primeira participação numa grande prova internacional desde o eclodir da guerra, depois de falhada a presença no Mundial 2022.
Roménia – Ucrânia: Frente a Frente
Há apenas uma entrada no registo do histórico entre Roménia e Ucrânia: um animado amigável disputado a 29 de maio de 2016. Repleto de golos, a Ucrânia acabou por vencer por 3-4 na condição de visitante. Não há registos de jogos oficiais entre as duas seleções, pelo que os apostadores terão de ficar sem uma das suas principais ferramentas de decisão.
Roménia – Ucrânia Odds
Para quem deseja fazer uma aposta 1×2 nesta partida do Grupo E, reunimos as melhores odds dos sites mais consagrados de Portugal para que, dependendo do seu palpite, saiba exatamente onde ir para fazer o máximo de lucro possível.
Se estiver inclinado para uma vitória romena, a Ivibet é a sua melhor escolha, oferecendo uma odd de 4.40. Se estiver a pensar num empate, mantenha-se na Ivibet e receba 3.75. Já se a sua ideia for uma vitória da Ucrânia, aconselhamos a que se mude para o site da Vulkan Bet e obtenha 2.09, a melhor odd do mercado português para este prognóstico.
Dica de Aposta e Previsão: Roménia – Ucrânia (17.06.2024)
Este não é um jogo fácil de prever. São duas equipas relativamente equilibradas, embora com alguma vantagem para os ucranianos, que partem na frente sobretudo pelas individualidades e não tanto pelo coletivo, ao contrário do conjunto oriundo dos Cárpatos.
Ainda assim, cremos que a Ucrânia é favorita por ter melhores jogadores, mas também, e como vimos, muito pelo fator emocional. Os jogadores ucranianos querem oferecer a vitória ao seu povo, martirizado por dois anos de guerra. A motivação e o desejo de quem está em campo são, muitas vezes, responsáveis por exibições e campanhas em que as equipas se transcendem. O caso de Portugal em 2016 foi um exemplo muito claro.
Por isso mesmo, e por considerarmos que as cotas não refletem esta ideia, acreditamos que apostar na Ucrânia é uma dica de perito, que recomendamos aos nossos leitores seguir. Não é todos os dias que uma equipa mais forte tem uma odd de perto de 2.00 e, no caso da Vulkan Bet, até maior. É mesmo uma oportunidade de aproveitar.